Robot

Dispositivo, ou grupo de dispositivos, electromecânicos ou biomecânicos capazes de realizar trabalhos de maneira autónoma, pré-programada, ou através de ajuda do ser humano. Os robôs são muitas vezes utilizados na realização de tarefas em locais com pouca iluminação, ou na realização de tarefas mais sujas ou perigosas para o ser humano.

O termo robot teve origem na palavra checa robota, que significa "trabalho forçado". O robot presente no imaginário mundial teve origem numa peça do dramaturgo Karel Čapek, na qual existia um autómato com forma humana, capaz de fazer tudo o que o homem pode fazer. Frequentemente nos romances de ficção científica os robôs são apresentados na forma de humanóides, mas numa fábrica de automóveis moderna existem centenas de robôs de variados tipos e formas.
           
Os robôs executam tarefas através de sensores (eléctricos, pneumáticos, sonoros etc.), produzindo sons, podendo acender alguns elementos luminosos ou displays, podem movimentar um braço  ou realizar um simples deslocamento.

O controlo é provido por algoritmos que relacionam as entradas e saídas do robot, através de unidades de processamento electrónicas e de softwares, que podem ser desde um circuito electrónico de controlo ou até mesmo um computador pessoal. Por esta definição, muitos dispositivos automáticos podiam apelidar-se de robot.

As estruturas mecânicas dos robôs são elaboradas de forma a executar determinados movimentos. Os manipuladores são geralmente em forma de braço antropomórfico., onde as suas articulações podem executar movimentos de rotação e de translação.
                 
Alguns cientistas acreditam que os robot serão capazes de se aproximarem a uma inteligência semelhante à humana na primeira metade do século XXI. Mesmo antes destes níveis de inteligência teóricos serem obtidos, especula-se que os robôs podem começar a substituir os humanos em muitas carreiras com trabalho intensivos. O pioneiro da cibernética Norbert Wiener discutiu alguns destes temas no livro The human use of human beings, escrito em 1950, no qual ele especulou que a tomada de trabalhos humanos pelos robot pode levar a um aumento no desemprego e problemas sociais a curto prazo, porém que a médio prazo isto pode trazer uma riqueza material às pessoas na maioria dos países.

↑ voltar ao início do texto ↑