Jorge Peixinho

Foto do Autor

Nascido a 20 de Janeiro de 1940 no Montijo, tendo falecido  em 1995 em Lisboa a 30 de Junho com 55 anos, Jorge Peixinho, foi um compositor, musico e maestro que marcou a cultura musical portuguesa.
                 
Cedo foi-lhe atribuído enorme jeito para o que musica diz respeito, tendo começado os seus estudos muito novo, tendo aulas de piano e de composição com tenra idade. Depois de atingir a maior idade e depois de ter frequentado o Conservatório Nacional, Jorge Peixinho seguiu a sua vida em Itália, mais propriamente em Roma, onde teve uma bolsa na prestigiada Fundação Calouste Gulbenkian, aperfeiçoando assim os seus dotes musicais. Com o tempo a decorrer em seu favor, depois de várias obras e trabalhos realizados com outros artistas da mesma área, Jorge Peixinho, começou a salientar-se no meio da música, tendo ganho vários prémios, tendo viajado um pouco por toda a Europa e pelo mundo, participando em diversos eventos, festivais de música contemporânea nomeadamente na Argentina e no Brasil.
                 
Este compositor, teve um papel importante na divulgação e expansão da poesia experimental, tendo participado em algumas publicações criados por outros poeta e artistas literários, Poesia Experimental II, Operação I e Operação II, bem como participação em algumas exposições em que o tema foi poesia experimental e o concretismo, Jorge Peixinho fez questão de deixar a sua marca mais uma vez no assunto que estaria em expansão na época.

São várias as obras e composições deste autor, Episódios, Políptico, Sucessões Simétricas I em 1960 são obras com que ele se relança no mundo da música, tendo construído um vasto leque de obras e composições que ainda hoje se destacam na cultura musical da cultura contemporânea portuguesa.

Livros, Obras, Poemas ou Encenações
Sem Conteúdos
↑ voltar ao início do texto ↑